domingo, 15 de abril de 2012

O JOGO DE BOTÕES

O jogo de botões foi uma brincadeira muito presente na minha infância/adolescência nos anos 70. 
O nome Jogo de botões é devido, em seu primórdio, a utilização de botões de roupas diversos para a pratica . Numa analogia direta ao Futebol , esporte mais popular do mundo, e seus esquemas táticos utilizados na época, os praticantes começaram a posicionar os botões no "campo" de acordo com o tamanho  sendo os maiores identificados como zagueiros, e os menores como atacantes, surgindo então o Futebol de Botões.
Qualquer superfície plana e lisa, onde os mesmo pudessem deslizar eram utilizadas para a prazerosa brincadeira, mesas de jantar, pisos azulejados, e até aqueles pisos vermelhóes. Bastava um giz para demarcar o campo que a brincadeira estava armada. Lembro-me também das lentes de relógios que eram utilizados para jogar e muito cobiçadas, pois podiam ser lixadas e moldadas ao gosto do jogador.
Com o passar do tempo, a industria de brinquedos começou a fabrica-los em escala comercial. Meu primeiro jogo foi um de acrílico com o time do corinthians dos anos 70.

(anos 70)

Lembro também daquelas caixinhas da Estrela (Azes da pelota), Futebol Miniatura da Santa Maria, e o Bolagol  que eram bem baratinhos, vendidos em todas as lojas de brinquedo da época.

(anos 60)
(1978)

Outra lembrança eram as fotos dos jogadores e distintivos impressos,  publicadas no formato próprio para serem coladas nos botões.  Lembro-me os da Gulliver, da revista Placar, e do Futebol Cards.
(Gulliver 1977)


(Placar 1982)


(Futebol cards Final dos anos 70)


(Futebol cards Final dos anos 70)

Com o passar do tempo as industrias de brinquedo foram sofisticando seus lançamentos com botões  maiores e de material bem leve.


Hoje a brincadeira virou esporte de alto rendimento reconhecido até pelo Ministério dos Esportes, e é chamada de Futebol de Mesa.
Abaixo algumas imagens de Jogos de Botões com jogadores do Timão da época que foram lançados e algumas mais recentes comemorativas.

(Torneio Robertão 1967)


(Torneio Robertão 1969)


(Da Estrela anos 70)


(Onze de Ouro anos 60)


(2008)


(Diversos)


(Centenário 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...