quarta-feira, 18 de abril de 2012

CRAQUES DO PASSADO - JUNINHO FONSECA

Alcides Fonseca Junior, o Juninho, começou sua carreira futebolística em 1974 na Ponte Preta de Campinas . Lá chegou a ser convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982 na Espanha, como reserva do titular Oscar. Chegou ao Timão em 1983 em plena época da "Democracia Corinthiana" , onde ao lado de Sócrates, Casagrande, Zenon, Wladimir e cia conquistou seu único título de expressão, o Paulistão daquele ano. Sua estréia com a camisa alvinegra foi no dia 18 de junho no empate em 1 x 1 com o Marília em jogo válido pelo Paulistão de 83. Bom zagueiro, as vezes um pouco violento, Juninho aos poucos foi caindo nas graças da torcida. Sua passagem mais marcante pelo Timão foi durante o jogo com o Flamengo pelas quartas-de-final do Brasileirão de 1984, quando começou a reger a torcida do gramado, que empurrava o time para a vitória, balançando os braços tal qual um maestro.
Em 1985 fez parte da Seleção Corinthiana, que fora montada com o dinheiro proveniente da venda de Sócrates para a Europa. Apesar de contar com jogadores com passagem pela Seleção Brasileira em todas as posições, o time naufragou nos campeonatos que disputou. Ao final do ano, o "Timaço" foi desmontado, e Juninho, após 152 jogos, transferiu-se para o Juventus da Moóca.
Jogou ainda no Vasco da Gama, XV de Piracicaba, Atlético Paranaense, São José, Nacional, Yomiuri do Japão, e no Olímpia, time de sua cidade natal,  onde encerrou sua carreira como jogador e iniciou a de treinador.
Em 2003 Juninho treinava a equipe de juniores do Timão quando, com a saída do técnico Junior da equipe principal, teve que assumir interinamente o cargo de treinador. Foram 17 jogos sob o seu comando, e um aproveitamento de apenas 35% dos pontos. Acabou sendo substituído por Oswaldo de Oliveira em 2004.
Em 2010 formou-se em Educação Física. Atualmente dirige uma escolinha de futebol que leva o seu nome em Ribeirão Preto, cidade que reside.


(Em 2003 como treinador do Timão)

(Ao lado de Zenon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...