segunda-feira, 14 de junho de 2010

GRANDES ÍDOLOS - TUPÃZINHO

Paulista de Uchoa, região de São José do Rio Preto, Pedro Francisco Garcia começou sua carreira no time do Tupã, clube que deu origem ao seu apelido"Tupãzinho".
Em seguida passou pela base do São Bento de Sorocaba, onde em 1987 teve a oportunidade de se profissionalizar.
O bom futebol apresentado pelo jovem jogador de 21anos acabou despertando a atenção da Diretoria corinthiana que acabou trazendo-o por empréstimo para o Parque São Jorge.
A chegada do jogador de longas madeixas ao estilo de cantores sertanejo não causou grandes expectativas na Fiel torcida.
Sua estréia aconteceu na primeira partida do Campeonato Paulista de 1990 em 27 de janeiro contra o Noroeste na cidade de Bauru ao entrar na segunda etapa da partida em substituição ao jogador Pardal.
Tupãzinho caracterizava-se em ser um jogador que não guardava posição. Arisco e incansável, deslocava-se o tempo todo procurando confundir seus marcadores. Essa característica o tornou titular absoluto da equipe, e peça fundamental na campanha do Título Brasileiro de 1990, título esse que deve-se em muito a Tupãzinho , já que foi dele o gol na final contra o São Paulo que sacramentou a até então inédita conquista para o Corinthians.
No dia seguinte à inédita conquista, o "Deus Tupã", como passou a ser chamado pela Fiel torcida, foi visto consertando seu automóvel numa oficina, dando mostra de que nada tinha mudado em seu jeito simples e humilde de ser. 
Nos anos seguintes, mesmo perdendo a condição de titular absoluto, Tupãzinho, sempre que requisitado pelo treinador, tratava de incendiar o jogo com seu estilo vibrante e voluntarioso de jogar, tornando-se uma espécie de "Arma secreta" da equipe para o segundo tempo das partidas.
Em 1995 conquistou mais dois títulos para o Corinthians, o Paulistão e a Copa do Brasil.
Em 1996, após 340 jogos e 52 gols marcados, Tupãzinho despede-se do Timão indo jogar no Fluminense (RJ).
No time carioca, após ficar jogando 5 meses sem ver a cor do dinheiro, sai, e vai para o América (MG), onde em 1997 conquista o Brasileirão da série B, além de ser o artilheiro e destaque da equipe.
Seu último time antes de encerrar a carreira em 2005, foi o Itumbiara Esporte Clube de Goiás.
Em 2011 assumiu a Diretoria do time do Tupã, o mesmo em que deu seus primeiro passos como jogador.



Em 2010, Tupãzinho foi agraciado com um Totem no Memorial do Corinthians , no espaço destinado aos Grandes Ídolos do Timão. Uma justa homenagem a esse grande Herói corinthiano.

(Atualmente)

3 comentários:

  1. tupãzinha o melhor jogador do mundo ele fez um belo jogo pelo corinthians ele foi msm o melhor ainda lenbramos dos pelos gol do tupãzinho deixo essa mensagem com muito carinho sou mais fiel a vc timao

    ResponderExcluir
  2. grande amigo TUPA,obrigado por tudo que vc fez pelo nosso TODO PODEROSO TIMAO , sempre estara em nossos coraçoes ALVINEGROS, abraços....

    ResponderExcluir
  3. É UM ENORME PRAZER CONHECER ESSE CARA!UMA HUMILDADE SEM TAMANHO!HOJE,JOGAMOS AOS FINAIS DE SEMANA,NOSSA SAGRADA PELADA,E É UMA HONRA TE-LO EM NOSSO GRUPO,POIS TEMOS UM IDOLO ALI PRESENTE.MUITO OBRIGADA MULEQUE PEDRO,POR TUDO QUE FEZ PELO NOSSO TIMÃO...GRANDE ABRAÇO..ADRIANO PASSADOR - TUPÃ SP

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...