quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

TÉCNICOS VENCEDORES - TITE ADENOR LEONARDO BACHI

Tite está marcado para sempre na história do Corinthians, como o 1º técnico a conquistar a tão sonhada Taça Libertadores das Américas. 
Além desse título inédito, conquistou também um Campeonato Paulista, um Brasileirão, uma Recopa Sul-americana, além do Mundial de Clubes da FIFA.
Em sua primeira passagem pelo Timão em 2004, Tite comandou a equipe por 51 partidas, tendo um ótimo desempenho no Brasileirão daquele ano, mas foi na sua segunda passagem pelo clube, que pode mostrar todo o seu potencial de treinador.

(Em 2004 ao lado de Tévez)

Tite retornou ao Timão em 2010, para ocupar o lugar do Técnico Adilson Batista durante o Brasileirão daquele ano. O time que vinha de um jejum de 10 partidas sem vitória teve que encarar logo na  estréia do novo técnico, o arquirrival Palmeiras. Resultado, 1 x 0 para o Corinthians, e início de uma reação que levou o time a 3º colocação no Campeonato, e direito de disputar a pré-libertadores no ano seguinte.

(Em 2010 ao lado de Ronaldo)


No início de  2011 veio a primeira crise. Após ser eliminado da Libertadores das Américas  pelo desconhecido time Colombiano do Tolima, a torcida enfurecida logo pediu sua demissão. O então Presidente Andrés Sanchez o manteve no cargo mesmo sob os intensos protestos da torcida corinthiana.
Ainda em 2011, conquista o vice-campeonato Paulista. Durante esse campeonato, um fato engraçado acabou marcando o encontro entre Corinthians e Palmeiras. Vendo que o então técnico do Palmeiras, Felipão, reclamava demasiadamente com a arbitragem, Tite dirigiu-se a ele com mímica manual, e bradando "Fala muito, Fala muito"   frase que acabou virando bordão :



No final do ano vem o primeiro título de expressão nacional, o Campeonato Brasileiro.
Após conquistar seu 1º Brasileirão, Tite disse a seguinte frase:

"Agora eu vou chegar em casa, tomar uma caipira (caipirinha) com a minha mulher e ficar no meu cantinho, com a sensação de que tem um monte de gente em casa curtindo essa vitória. Quando é assim, tem um sabor melhor"

(Campeão Brasileiro 2011)



Em 2012 vem a consagração. Conquista a 1ª Taça Libertadores das Américas da história do clube, e portanto o título mais almejado pela fiel torcida e jogadores.

"Somos campeões invictos. Só que os outros campeões invictos da Libertadores conseguiram com seus oito jogos. Fazer em 14 eu não tenho a dimensão do que significa, mas que vai demorar muito para acontecer de novo, isso vai !" disse Tite
(Libertadores 2012 ao lado de Chicão)

No final do ano no Japão, repete o feito de Oswaldo de Oliveira em 2000, e fatura o Bicampeonato Mundial de Clubes da FIFA.

"O título serve, também, para a valorização do técnico brasileiro. É uma forma natural, a gente vê quem está do outro lado (no exterior) como melhor. É aquela história da namorada. A do outro é sempre melhor, até a gente perder a nossa namorada"
(Campeão Mundial 2012)

Em 2013 o Corinthians era um dos favoritos para conquistar o bi da Taça Libertadores das Américas , mas após ser eliminado pelo Boca Juniors , Tite disse o seguinte:

"Em toda a minha história no futebol, eu nunca vi o que aconteceu na quarta-feira em termos de arbitragem. O absurdo, o deplorável, o sujo, o escuro, daquilo que aconteceu na quarta. Podia ser motivo de inflar o torcedor e dar briga. Mas batemos no peito, perdemos, torcedor nos apoiou. Espero nunca encontra-lo novamente" - referindo-se ao árbitro da partida, o paraguaio Carlos Amarilla.

No mesmo ano conquista mais 2 títulos, o Paulistão contra o Santos, e a Recopa Sul-americana contra o São Paulo.

(Recopa 2013)

"Quando você atinge um nível como nós atingimos, com título mundial, o padrão de exigência é muito forte. Exigência de nós mesmos e de tudo em volta. Você sai de uma Libertadores, que é a “menina dos olhos”, que fomos campeões ano passado... tem que ter uma força de regeneração muito grande. Se não tiver alma, comprometimento grande com o grupo, sem vaidade, não consegue. Por isso esse grupo é especial" - disse Tite após conquistar o Paulistão de 2013


(Paulistão 2013 ao lado de Paulinho)

Após a eliminação da Copa do Brasil, e consequentemente a não classificação do time para a Libertadores do ano seguinte, a diretoria decide não renovar com  o técnico.
No dia 30/11/2013 diante de mais de 33 mil torcedores que o ovacionaram, Tite se despede da Fiel torcida Corinthiana no Pacaembu , palco de suas maiores conquistas no empate sem gols com o Internacional de Porto Alegre pela 37ª rodada.
Sua última partida como técnico do Timão foi na derrota para o Náutico por 1 x 0 pela 38ª e última rodada do Brasileirão de 2013 terminando assim na 10ª colocação com 50 pontos.

 torcida homenagem Tite Corinthians x Internacional (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Ao todo, Tite  esteve à frente do time em 272 oportunidades como técnico ( 131 V, 86 E , 55 D, 353 gols P, 204 gols C), tornando-o o 2º técnico com mais jogos, atrás apenas de Oswaldo Brandão com 441 jogos.

Após 1 ano longe dos gramados, atualizando-se e descansando, Tite está de volta ao Timão, clube onde conquistou seus maiores Títulos.
Com um contrato de validade por 3 anos, Tite prepara-se para enfrentar já no início de 2015 a difícil tarefa de colocar o Timão mais uma vez na disputa da Libertadores das Américas enfrentado os colombianos do Once Caldas em 2 jogos eliminatórios pela pré-libertadores de 2015.
Boa sorte Professor, e que venham muitos Títulos.

Em sua terceira passagem pelo Timão Tite dirigiu a equipe em mais 104 oportunidades ratificando assim sua posição de segundo técnico com mais partidas a frente do time , 376 jogos. No Paulistão de 2015 fez a melhor campanha do Campeonato, mas acabou eliminado na semifinal para o rival Palmeiras nas penalidades. As eliminações continuaram, sendo a para o Guarani do Paraguay na Libertadores a mais frustrante, já que a equipe havia terminado a primeira fase de grupo em 1º lugar a frente de São Paulo, San Lorenzo da Argentina e Danúbio do Uruguay. Na Copa do Brasil foi eliminado pelo Santos em plena Arena Corinthians. Restava então apenas o Brasileirão para tentar salvar o ano, e a equipe não decepcionou sua fiel torcida. Com uma campanha irretocável o Timão conquistou seu 6º Título de Campeão Brasileiro com 3 rodadas de antecedência .


Em 2016 inicia a temporada com eliminações no Paulista e Libertadores. Em seguida o time sofre uma debandada geral, tendo 9 de seus titulares vendidos para equipes da China e Europa. Com uma equipe completamente capenga, e renovada às pressas inicia sua participação no Brasileirão de 2016. O desempenho inicial do time vira uma incógnita, mas novamente Tite demonstra sua capacidade técnica fazendo precocemente com que o grupo responda positivamente já no início da competição. Até a 7ª rodada em que esteve a frente da equipe, ocupava a 4ª posição na tabela.
Mas o pesadelo do desmanche ainda rondava o Parque São Jorge, e só que dessa vez não era mais um ou outro jogador, e sim o Técnico Tite .
Graças aos péssimos resultados alcançados pela Seleção Brasileira nas últimas competições disputadas, culminando com a precoce desclassificação na Copa América Centenária ainda na fase de grupos, o nome de Tite virou quase que unanimidade para assumir o comando da equipe.
Infelizmente para nós corinthianos, mas para a felicidades da Seleção Brasileira, Tite aceitou a difícil missão de tentar colocar o Brasil novamente entre os grandes do futebol mundial.
No dia 19 de junho de 2016, foi homenageado pela Diretoria, jogadores e torcida antes do jogo contra o Botafogo-RJ em partida válida pela 9ª rodada.

                                            (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Emocionado, Tite disse ao microfone -
"Nós, juntos, temos seis títulos. Perdemos também, é claro, mas vou levar um título, eu a minha família, a gratidão e o carinho de vocês. De coração, muito obrigado", declarou.
Em seguida abriu uma faixa para a torcida com os dizeres -  DE CORAÇÃO   OBRIGADO CORINTHIANS !!!  TITE

Boa sorte Professor, e que um dia retorne para o Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.