quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

TÉCNICOS VENCEDORES - TITE ADENOR LEONARDO BACHI

Tite está marcado para sempre na história do Corinthians, como o 1º técnico a conquistar a tão sonhada Taça Libertadores das Américas. 
Além desse título inédito, conquistou também um Campeonato Paulista, um Brasileirão, uma Recopa Sul-americana, além do Mundial de Clubes da FIFA.
Em sua primeira passagem pelo Timão em 2004, Tite comandou a equipe por 51 partidas, tendo um ótimo desempenho no Brasileirão daquele ano, mas foi na sua segunda passagem pelo clube, que pode mostrar todo o seu potencial de treinador.

Confirmação de Tite como treinador Corinthians pode sair nesta sexta -  Cidadeverde.com


Tite retornou ao Timão em 2010, para ocupar o lugar do Técnico Adilson Batista durante o Brasileirão daquele ano. O time que vinha de um jejum de 10 partidas sem vitória teve que encarar logo na  estréia do novo técnico, o arquirrival Palmeiras. Resultado, 1 x 0 para o Corinthians, e início de uma reação que levou o time a 3º colocação no Campeonato, e direito de disputar a pré-libertadores no ano seguinte.


No início de  2011 veio a primeira crise. Após ser eliminado da Libertadores das Américas  pelo desconhecido time Colombiano do Tolima, a torcida enfurecida logo pediu sua demissão. O então Presidente Andrés Sanchez o manteve no cargo mesmo sob os intensos protestos da torcida corinthiana.
Ainda em 2011, conquista o vice-campeonato Paulista. Durante esse campeonato, um fato engraçado acabou marcando o encontro entre Corinthians e Palmeiras. Vendo que o então técnico do Palmeiras, Felipão, reclamava demasiadamente com a arbitragem, Tite dirigiu-se a ele com mímica manual, e bradando "Fala muito, Fala muito"   frase que acabou virando bordão :



No final do ano vem o primeiro título de expressão nacional, o Campeonato Brasileiro.
Após conquistar seu 1º Brasileirão, Tite disse a seguinte frase:

"Agora eu vou chegar em casa, tomar uma caipira (caipirinha) com a minha mulher e ficar no meu cantinho, com a sensação de que tem um monte de gente em casa curtindo essa vitória. Quando é assim, tem um sabor melhor"


Em 2012 vem a consagração. Conquista a 1ª Taça Libertadores das Américas da história do clube, e portanto o título mais almejado pela fiel torcida e jogadores.

"Somos campeões invictos. Só que os outros campeões invictos da Libertadores conseguiram com seus oito jogos. Fazer em 14 eu não tenho a dimensão do que significa, mas que vai demorar muito para acontecer de novo, isso vai !" disse Tite

Quantos títulos Tite tem na carreira? | Goal.com

No final do ano no Japão, repete o feito de Oswaldo de Oliveira em 2000, e fatura o Bicampeonato Mundial de Clubes da FIFA.

"O título serve, também, para a valorização do técnico brasileiro. É uma forma natural, a gente vê quem está do outro lado (no exterior) como melhor. É aquela história da namorada. A do outro é sempre melhor, até a gente perder a nossa namorada"


Em 2013 o Corinthians era um dos favoritos para conquistar o bi da Taça Libertadores das Américas , mas após ser eliminado pelo Boca Juniors , Tite disse o seguinte:

"Em toda a minha história no futebol, eu nunca vi o que aconteceu na quarta-feira em termos de arbitragem. O absurdo, o deplorável, o sujo, o escuro, daquilo que aconteceu na quarta. Podia ser motivo de inflar o torcedor e dar briga. Mas batemos no peito, perdemos, torcedor nos apoiou. Espero nunca encontra-lo novamente" - referindo-se ao árbitro da partida, o paraguaio Carlos Amarilla.

No mesmo ano conquista mais 2 títulos, o Paulistão contra o Santos, e a Recopa Sul-americana contra o São Paulo.


"Quando você atinge um nível como nós atingimos, com título mundial, o padrão de exigência é muito forte. Exigência de nós mesmos e de tudo em volta. Você sai de uma Libertadores, que é a “menina dos olhos”, que fomos campeões ano passado... tem que ter uma força de regeneração muito grande. Se não tiver alma, comprometimento grande com o grupo, sem vaidade, não consegue. Por isso esse grupo é especial" - disse Tite após conquistar o Paulistão de 2013


(Paulistão 2013 ao lado de Paulinho)

Após a eliminação da Copa do Brasil, e consequentemente a não classificação do time para a Libertadores do ano seguinte, a diretoria decide não renovar com  o técnico.
No dia 30/11/2013 diante de mais de 33 mil torcedores que o ovacionaram, Tite se despede da Fiel torcida Corinthiana no Pacaembu , palco de suas maiores conquistas no empate sem gols com o Internacional de Porto Alegre pela 37ª rodada.
Sua última partida como técnico do Timão foi na derrota para o Náutico por 1 x 0 pela 38ª e última rodada do Brasileirão de 2013 terminando assim na 10ª colocação com 50 pontos.

 torcida homenagem Tite Corinthians x Internacional (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Ao todo, Tite  esteve à frente do time em 272 oportunidades como técnico ( 131 V, 86 E , 55 D, 353 gols P, 204 gols C), tornando-o o 2º técnico com mais jogos, atrás apenas de Oswaldo Brandão com 441 jogos.

Após 1 ano longe dos gramados, atualizando-se e descansando, Tite está de volta ao Timão, clube onde conquistou seus maiores Títulos.
Com um contrato de validade por 3 anos, Tite prepara-se para enfrentar já no início de 2015 a difícil tarefa de colocar o Timão mais uma vez na disputa da Libertadores das Américas enfrentado os colombianos do Once Caldas em 2 jogos eliminatórios pela pré-libertadores de 2015.
Boa sorte Professor, e que venham muitos Títulos.

Em sua terceira passagem pelo Timão Tite dirigiu a equipe em mais 104 oportunidades ratificando assim sua posição de segundo técnico com mais partidas a frente do time , 376 jogos. No Paulistão de 2015 fez a melhor campanha do Campeonato, mas acabou eliminado na semifinal para o rival Palmeiras nas penalidades. As eliminações continuaram, sendo a para o Guarani do Paraguay na Libertadores a mais frustrante, já que a equipe havia terminado a primeira fase de grupo em 1º lugar a frente de São Paulo, San Lorenzo da Argentina e Danúbio do Uruguay. Na Copa do Brasil foi eliminado pelo Santos em plena Arena Corinthians. Restava então apenas o Brasileirão para tentar salvar o ano, e a equipe não decepcionou sua fiel torcida. Com uma campanha irretocável o Timão conquistou seu 6º Título de Campeão Brasileiro com 3 rodadas de antecedência .


Em 2016 inicia a temporada com eliminações no Paulista e Libertadores. Em seguida o time sofre uma debandada geral, tendo 9 de seus titulares vendidos para equipes da China e Europa. Com uma equipe completamente capenga, e renovada às pressas inicia sua participação no Brasileirão de 2016. O desempenho inicial do time vira uma incógnita, mas novamente Tite demonstra sua capacidade técnica fazendo precocemente com que o grupo responda positivamente já no início da competição. Até a 7ª rodada em que esteve a frente da equipe, ocupava a 4ª posição na tabela.
Mas o pesadelo do desmanche ainda rondava o Parque São Jorge, e só que dessa vez não era mais um ou outro jogador, e sim o Técnico Tite .
Graças aos péssimos resultados alcançados pela Seleção Brasileira nas últimas competições disputadas, culminando com a precoce desclassificação na Copa América Centenária ainda na fase de grupos, o nome de Tite virou quase que unanimidade para assumir o comando da equipe.
Infelizmente para nós corinthianos, mas para a felicidades da Seleção Brasileira, Tite aceitou a difícil missão de tentar colocar o Brasil novamente entre os grandes do futebol mundial.
No dia 19 de junho de 2016, foi homenageado pela Diretoria, jogadores e torcida antes do jogo contra o Botafogo-RJ em partida válida pela 9ª rodada.

                                            (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Emocionado, Tite disse ao microfone -
"Nós, juntos, temos seis títulos. Perdemos também, é claro, mas vou levar um título, eu a minha família, a gratidão e o carinho de vocês. De coração, muito obrigado", declarou.
Em seguida abriu uma faixa para a torcida com os dizeres -  DE CORAÇÃO   OBRIGADO CORINTHIANS !!!  TITE

Boa sorte Professor, e que um dia retorne para o Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...