segunda-feira, 2 de julho de 2012

GRANDES ÍDOLOS - WALTER CASAGRANDE JUNIOR

O paulistano Casagrande começou sua carreira nas categorias de base do Corinthians com o Técnico Cabeção onde logo se destacou como goleador.
Em 1980 já treinava entre os profissionais, mas seu estilo rebelde bateu de frente com o Técnico Brandão, que o dispensou para ser emprestado para outro clube .
Em 1981 defendeu as cores da Caldense (MG). Apesar de desenvolver seu bom futebol no clube mineiro, Casagrande logo foi aprontando, o que ocasionou a rescisão do seu contrato.

(Na Caldense)
De volta ao Corinthians, finalmente fez sua estréia entre os profissionais foi no dia 3 de fevereiro de 1982 contra o Guará (DF) em jogo válido pela Taça de Prata. Logo de cara, Casagrande foi  marcando 4 gols, mostrando-se um atacante com faro de gol.
Nesse mesmo ano conquista seu primeiro Paulistão, além de terminar na frente da artilharia do campeonato com 28 gols.
Em 1º de agosto contra o Palmeiras, Casagrande caiu de vez nas graças da Fiel ao marcar 3 dos 5 gols na goleada contra o arquirrival.
Casão, como passou a ser identificado, formou ao lado de Sócrates, uma das duplas de ataque mais harmônicas da história do clube, tanto dentro como fora de campo.
Altamente politizado, Casão foi ao lado de Sócrates um dos idealizadores da "Democracia Corinthiana" movimento que preconizava a igualdade irrestrita entre todos.


Em 1983 conquista o Bicampeonato Paulista.
Em 1984, ano das "Diretas já", participou ativamente do levante popular que clamava por eleições diretas para Presidente da República. Dentro do campo,atritos  com o então técnico Jorge Vieira fez com que Casagrande acabasse sendo emprestado ao São Paulo FC.
Em 1985 já estava de volta ao Parque São Jorge. Nesse mesmo ano foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira que se preparava para disputar a Copa do Mundo no México.
Na Copa, formou a dupla titular ao lado de Careca nas duas primeiras partidas, mas acabou perdendo o lugar para o ponta Muller.
Pela Seleção foram 19 jogos e 9 gols marcados.
A projeção alcançada durante a Copa fez com que Casão despertasse a atenção de clubes da Europa. No final de 1986 era vendido para o Porto de Portugal.


Em 1987 quando vai para o Ascoli da Itália, é que começa a se destacar no futebol europeu. 
Em 1991 vai para o Torino, onde conquista a Copa da Itália de 1993.

(Na Itália )
Ainda em 1993, com o passe livre na mão, negocia sua volta ao Brasil com o Flamengo (RJ).
No clube carioca fica apenas uma temporada. Em 1994 atendendo o apelo da massa retornou ao Timão, embora por pouco tempo, mas o suficiente para ultrapassar a marca dos 100 gols.


Foram 256 jogos e 103 gols com o manto alvinegro.
Em 1996 encerrou definitivamente sua carreira de jogador, quando atuava pelo time do São Francisco (BA).
Começou a trabalhar como comentarista esportivo nos jogos transmitidos pela Rede Globo, onde logo se destacou com seus comentários pertinentes e sensatos.
Em 2007 após envolver-se num sério acidente automobilístico, ficou publicamente constatado seu envolvimento com drogas pesadas.
Afastou-se da mídia por um bom tempo para poder tratar-se.
Recentemente retornou ao seu posto de comentarista na Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...