sábado, 21 de abril de 2012

CRAQUES DO PASSADO - IVAIR FERREIRA

Ivair começou sua carreira na Portuguesa de Desportos. Sua estréia no time profissional foi em 1962. Em seu jogo de estréia, contra a Prudentina na rua Javari, ao marcar seu primeiro gol, de cabeça, Ivair caiu ao solo. Como não se levantava, todos achavam que estava emocionado pelo feito, mas na verdade havia desmaiado devido ao impacto da pesada bola da época com sua cabeça.
Em 1964, num jogo inesquecível contra o Santos de Pelé, Ivair foi o autor dos 3 gols da vitória por 3 x 2. No final da partida, ao receber a camisa de Pelé, ouviu a seguinte frase do Rei do Futebol " Se você respeitar o futebol e as pessoas, será o Príncipe". Dai a origem de seu apelido.
Em 1969 a Portuguesa começou a se desfazer de seus melhores jogadores com o intuito de angariar fundos para a construção de seu estádio. Na época Ivair foi comprado pelo Corinthians por 970 mil cruzeiros novos , sendo assim o 2º jogador mais caro do Brasil, atrás apenas de Paulo Borges, que tinha sido comprado pelo próprio Corinthians no ano anterior por 1 milhão de cruzeiros novos .
Sua estréia no Timão foi no dia 14 de setembro de 1969 contra seu ex-clube, a Portuguesa, e nessa partida Ivair marcou os 2 gols corinthianos no empate em 2 x 2.
Apesar do ótimo começo, Ivair não conseguiu brilhar no Corinthians, que vivia há anos um jejum de títulos,e piorou depois  com a chegada do técnico Aymoré Moreira, que insistia  em escala-lo mais adiantado, como ponta-esquerda, posição da qual Ivair, meia-esquerda nato,  não gostava de atuar.
Em 1971, após 77 jogos e 22 gols, o "Príncipe" despede-se do Corinthians e vai para o Fluminense (RJ) onde conquistaria os títulos carioca de 1971 e 1973.
Após o Fluminense, teve uma rápida passagem pelo América (RJ), e em seguida foi para o Canadá.
Atuando pelo Toronto, jogou ao lado de craques como o português Eusébio, e o holandês Cruyff.
Ivair ainda atuou em alguma equipes americanas antes de encerrar a carreira e voltar ao Brasil onde tinha aberto uma escola de futebol.

(na Lusa)

(no Timão)

(no Fluminense)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...