domingo, 11 de abril de 2010

CORINTHIANS O 1º CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES FIFA 2000

A FIFA entidade máxima do futebol mundial resolveu criar em 1999 um campeonato a ser disputado no início do ano 2000, cujo vencedor seria coroado como o " 1º CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES". Para isso,  seria necessário  reunir num mesmo torneio representantes dos 5 continentes, acabando de vez com  o oba-oba de vermos um campeonato (Toyota Cup) que resumiu o mundo a apenas 2 continentes (Europa e América do Sul) e cujo vencedor era proclamado "Campeão Mundial".
O Brasil foi o palco escolhido para a realização do 1º Campeonato Mundial Interclubes FIFA. Pelas regras da competição, participariam o Campeão da Taça Libertadores das Américas de 1999 , o Campeão da Copa dos Campeões da Europa de 1999 (Manchester United), o Campeão da Liga dos Campeões da África de 1999 (Raja Casablanca), o Campeão da Super Copa da Ásia de 1999 (Al Nasr), o Campeão da Copa dos Campeões da Oceania de 1999 (South Melbourne),o campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF (Necaxa), o Último campeão da Toyota Cup (Real Madrid), além do último Campeão Nacional do país sede . Quando as tabelas foram formuladas, tanto o Campeonato Brasileiro de 1999, como a Libertadores de 1999 ainda estavam em curso. Como não haveria tempo de esperar o término dessas 2 competições, a solução encontrada pelos organizadores do Torneio foi chamar o Vasco da Gama e o Corinthians, já que eram os atuais campeões  da Libertadores das Américas e do Brasileirão respectivamente. O Palmeiras,que viria sagrar-se Campeão da Libertadores de 1999 acabou sendo o maior prejudicado com o critério adotado pela FIFA. O Corinthians com a conquista do  Bicampeonato Brasileiro de 1999 de qualquer maneira estaria incluído nesse campeonato.
O Campeonato foi dividido em 2 grupos.
No grupo do Corinthians estavam os marroquinos do Raja Casablanca, o Real Madrid, e o Al Nasr da Arábia Saudita.
No outro grupo, além do Vasco da Gama, estavam os australianos do South Melbourne, os ingleses do Manchester United e o Necaxa do México.
Na primeira fase, o Timão venceu o Raja Casablanca  do Marrocos por 2 x 0 com gols de Luizão e Fábio Luciano. No segundo jogo, com dois gols do "capetinha" Edílson e dois gols de Anelka, o Timão empatou com o timaço do  Real Madrid  em 2 x 2 , com direito a pênalti defendido pelo goleiro corinthiano Dida aos 36 minutos do 2º tempo.
 Na terceira e última partida da primeira fase, o Timão para chegar à decisão, precisava vencer o time árabe por 2 gols de diferença para superar no saldo de gols o time espanhol do Real Madrid. Apesar da superioridade técnica corinthiana, o Timão venceu o Al Nassr da Arábia Saudita por exatos 2 x 0, classificando-se para a grande final. 
No outro grupo, o Vasco da Gama da dupla Edmundo e Romário,  superou o Necaxa, o Manchester United, e o South Melbourne, ficando com o direito de disputar a Grande Final.
O jogo Final terminou empatado em 0 x 0 no tempo normal, e nas penalidades máximas, o Timão venceu por 4 x 3 (Ríncon, Fernando Baiano, Luizão e Edu Gaspar marcaram para o Corinthians. Romário, Alex Oliveira e Viola para o Vasco da Gama), sagrando-se no dia 14 de janeiro de 2000, perante 73 mil torcedores o 1º Campeão Mundial Interclubes FIFA.
O Corinthians jogou com: Dida, Índio, Fábio Luciano, Adilson e Kléber; Vampeta (Gilmar), Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho (Edu), Edilson (Fernando Baiano), e Luizão.
O Vasco da Gama jogou com: Hélton, Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe (Alex Oliveira), Juninho (Viola), Ramon (Donizete), Edmundo e Romário.

(Dida, Rincon, Fabio Luciano, Vampeta, Kléber e João Carlos. agachados: Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edilson.)


(Dida, Rincon, Vampeta, Fábio Luciano, João Carlos e Kléber. agachados: Luizão, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Índio e Edilson.)

(Rincon levantado a Taça do Mundial)


3 comentários:

  1. Olá, adicionei o seu blog à lista de links do meu blog.
    Espero que não haja problema.

    Meu email para contato é blogdocorinthians@globo.com

    Obrigada,

    Yule Bisetto
    http://colunas.globoesporte.com/yulebisetto/

    ResponderExcluir
  2. Corinthians o melho do mundo................

    ResponderExcluir
  3. CORINTHIANS - CAMPEÃO MUNDIAL

    O melhor time do mundo, e continua sendo até nos dias atuais! kkkkkkkkkkkkkkkk TUDO NOSSO!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...