Pular para o conteúdo principal

CORINTHIANS O 1º CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES FIFA 2000

A FIFA entidade máxima do futebol mundial resolveu criar em 1999 um campeonato a ser disputado no início do ano 2000, cujo vencedor seria coroado como o " 1º CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES". Para isso,  seria necessário  reunir num mesmo torneio representantes dos 5 continentes, acabando de vez com  o oba-oba de vermos um campeonato (Toyota Cup) que resumiu o mundo a apenas 2 continentes (Europa e América do Sul) e cujo vencedor era proclamado "Campeão Mundial".
O Brasil foi o palco escolhido para a realização do 1º Campeonato Mundial Interclubes FIFA. Pelas regras da competição, participariam o Campeão da Taça Libertadores das Américas de 1999 , o Campeão da Copa dos Campeões da Europa de 1999 (Manchester United), o Campeão da Liga dos Campeões da África de 1999 (Raja Casablanca), o Campeão da Super Copa da Ásia de 1999 (Al Nasr), o Campeão da Copa dos Campeões da Oceania de 1999 (South Melbourne),o campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF (Necaxa), o Último campeão da Toyota Cup (Real Madrid), além do último Campeão Nacional do país sede . Quando as tabelas foram formuladas, tanto o Campeonato Brasileiro de 1999, como a Libertadores de 1999 ainda estavam em curso. Como não haveria tempo de esperar o término dessas 2 competições, a solução encontrada pelos organizadores do Torneio foi chamar o Vasco da Gama e o Corinthians, já que eram os atuais campeões  da Libertadores das Américas e do Brasileirão respectivamente. O Palmeiras,que viria sagrar-se Campeão da Libertadores de 1999 acabou sendo o maior prejudicado com o critério adotado pela FIFA. O Corinthians com a conquista do  Bicampeonato Brasileiro de 1999 de qualquer maneira estaria incluído nesse campeonato.
O Campeonato foi dividido em 2 grupos.
No grupo do Corinthians estavam os marroquinos do Raja Casablanca, o Real Madrid, e o Al Nasr da Arábia Saudita.
No outro grupo, além do Vasco da Gama, estavam os australianos do South Melbourne, os ingleses do Manchester United e o Necaxa do México.
Na primeira fase, o Timão venceu o Raja Casablanca  do Marrocos por 2 x 0 com gols de Luizão e Fábio Luciano. No segundo jogo, com dois gols do "capetinha" Edílson e dois gols de Anelka, o Timão empatou com o timaço do  Real Madrid  em 2 x 2 , com direito a pênalti defendido pelo goleiro corinthiano Dida aos 36 minutos do 2º tempo.
 Na terceira e última partida da primeira fase, o Timão para chegar à decisão, precisava vencer o time árabe por 2 gols de diferença para superar no saldo de gols o time espanhol do Real Madrid. Apesar da superioridade técnica corinthiana, o Timão venceu o Al Nassr da Arábia Saudita por exatos 2 x 0, classificando-se para a grande final. 
No outro grupo, o Vasco da Gama da dupla Edmundo e Romário,  superou o Necaxa, o Manchester United, e o South Melbourne, ficando com o direito de disputar a Grande Final.
O jogo Final terminou empatado em 0 x 0 no tempo normal, e nas penalidades máximas, o Timão venceu por 4 x 3 (Ríncon, Fernando Baiano, Luizão e Edu Gaspar marcaram para o Corinthians. Romário, Alex Oliveira e Viola para o Vasco da Gama), sagrando-se no dia 14 de janeiro de 2000, perante 73 mil torcedores o 1º Campeão Mundial Interclubes FIFA.
O Corinthians jogou com: Dida, Índio, Fábio Luciano, Adilson e Kléber; Vampeta (Gilmar), Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho (Edu), Edilson (Fernando Baiano), e Luizão.
O Vasco da Gama jogou com: Hélton, Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe (Alex Oliveira), Juninho (Viola), Ramon (Donizete), Edmundo e Romário.

(Dida, Rincon, Fabio Luciano, Vampeta, Kléber e João Carlos. agachados: Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edilson.)


(Dida, Rincon, Vampeta, Fábio Luciano, João Carlos e Kléber. agachados: Luizão, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Índio e Edilson.)

(Rincon levantado a Taça do Mundial)


Comentários

  1. Olá, adicionei o seu blog à lista de links do meu blog.
    Espero que não haja problema.

    Meu email para contato é blogdocorinthians@globo.com

    Obrigada,

    Yule Bisetto
    http://colunas.globoesporte.com/yulebisetto/

    ResponderExcluir
  2. Corinthians o melho do mundo................

    ResponderExcluir
  3. CORINTHIANS - CAMPEÃO MUNDIAL

    O melhor time do mundo, e continua sendo até nos dias atuais! kkkkkkkkkkkkkkkk TUDO NOSSO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1981 ANO DO PRIMEIRO REBAIXAMENTO DO CORINTHIANS

1981 será um ano para ser esquecido pelos torcedores corinthianos. No Brasileiro, o time alcança sua pior classificação de sua história em campeonatos brasileiro, a 26º colocação. No Campeonato Paulista, que classificava apenas os 7 primeiros colocados automaticamente para o Brasileirão do ano seguinte, o Timão acabou na 8ª colocação, e viu-se obrigado a disputar a Taça de Prata, nome que se dava à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. 
(Rondinelli, Gomes, Zé Maria, Rafael, Caçapava e Wladimir. Agachados: Biro-Biro, Sócrates, Mário, Zenon e Paulo César Caju)

TODOS OS UNIFORMES OFICIAIS DO CORINTHIANS

O primeiro uniforme do Timão era uma cópia do Time Inglês, Camisas bege e Calções Pretos. Como era difícil encontrar calções desta cor, o time utilizou calções brancos . O engraçado, era que o Calção do time inglês era na verdade azul escuro.
Em sua estréia no Futebol Oficial, em 1913, o Time aparece vestido com camisas brancas e calções pretos, cujas primeiras camisas  teriam sido feitas com sacos de farinha. Neste periodo que compreende os anos de 1913 a 1919, a única mudança seria em relação ao distintivo.


A partir de 1919 a camisa ganha um novo distintivo, perde a gola e os punhos pretos.


Em 1939 surge o distintivo com a âncora e os remos. Voltam a gola e os detalhes das mangas em preto.


Em 1949, em homenagem ao Torino da Itália, cujo time havia sido dizimado em acidente aéreo quatro dias antes, o Timão enfrenta a Lusa em um amistoso, vestindo uma camisa grená.

Em 1965 o Timão representa a Seleção Brasileira com a camisa azul da antiga CBD, em um amistoso contra o Arsenal da Ing…

A HISTÓRIA DO CLÁSSICO - CORINTHIANS X SANTOS

Dentre os times considerados grandes do futebol paulista, Corinthians e Santos é considerado o clássico mais antigo. A primeira partida envolvendo as duas agremiações nesse centenário confronto ocorreu em 22 de junho de 1913 com vitória do time praiano por 6 x 3. A primeira vitória do Timão aconteceu apenas em 26 de agosto de 1917 quando  venceu por 3 x 0 todos marcados por Neco. Em 11 de julho de 1920, o Corinthians aplicou sua maior goleada contra o Santos 11 x 0. A partida realizada na Vila Belmiro teve que ser interrompida aos 21 minutos do 2º tempo, já que os jogadores do Santos começaram a forçar expulsões até ficarem com um número insuficiente para que a partida pudesse ser concluída. Os heróis daquela tarde foram : Colombo, Nando, Gano, Garcia, Amilcar, Ciasca, Américo, Neco, Bororó, Gambarotta e Basílio (Foto abaixo)



Em 4 de setembro de 1927 foi a vez do time praiano aplicar uma goleada de 8 x 3.
Em janeiro de 1931 a torcida corinthiana lota 80 vagões de trem que saíram das …