sexta-feira, 27 de abril de 2012

CRAQUES DO PASSADO - CASEMIRO DO AMARAL

Em 1892, nasce em Lisboa, Portugal,  Casemiro do Amaral. Ainda criança, muda-se para o Brasil. Em 1911, já no Rio de Janeiro, começa sua carreira futebolística como guarda-redes (goleiro) do time do América Carioca. Em 1912 muda-se para São Paulo onde defende o time do Germânia.
Em 1913 chega ao Corinthians para ajudar a equipe, em dois jogos eliminatórios contra as equipes do Minas Gerais e São Paulo (Bexiga),  a conseguir uma vaga no Campeonato Paulista daquele ano. Contra seu ex-clube, o Germânia, ocorrido em  7 de setembro de 1913, tornou-se o primeiro goleiro corinthiano a defender uma penalidade em jogo valido por um campeonato oficial. Em 1914 não participa de nenhum jogo da conquista do primeiro título paulista do Timão, apenas do amistoso contra o Torino  realizado no mês de agosto.
Em 1915 após brigar com a diretoria corinthiana vai para o Mackenzie onde permaneceu até 1917. Nesse período chegou a ser considerado o melhor goleiro do futebol paulista,   chegando inclusive a ser convocado para defender a Seleção Brasileira nos Campeonatos Sul-americanos de 1916 e 1917. No total foram 6 jogos com a amarelinha.
Em 1918 voltaria ao Corinthians para a disputa do Paulistão daquele ano.
Ao todo foram 20 jogos e 35 gols sofridos com o manto alvinegro.
Casemiro faleceu precocemente aos 47 anos em outubro de 1939.

(Casemiro atuando pela Seleção Paulista contra os Cariocas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...