segunda-feira, 22 de março de 2010

1966 GARRINCHA CHEGA E NASCE O "TIMÃO"

Mundialmente conhecido e aclamado como a "Alegria do Povo", Garrincha com seus dribles maravilhosos e desconsertantes,  foi para muitos, inferior somente à Pelé.
Bicampeão Mundial com a Seleção em 1958 e 1962, Garrincha aportou no Timão com 32 anos de idade em 1966, fazendo o melhor contrato de sua vida sob a batuta do então Presidente Wadih Helou. Esperança única para a sofrida Fiel que já não aguentava mais o jejum de títulos que já durava 12 anos, Garrincha não rendeu o esperado, não apenas pelo alcoolismo,seu velho conhecido,  mas pelos problemas crônicos em seu joelho, que o impediu de repetir as grandes atuações do passado.
Sua estréia foi contra o Vasco da Gama, e o Timão perdeu por 3 x 0. Pouco mais de 8 meses após chegar ao clube, garrincha se despede com uma vitória sobre o Prudentina no Pacaembu por 1 x 0.
Foram apenas 13 jogos e 2 gols com o manto alvinegro de Parque São Jorge.

(Garrincha)

No dia 2 de março de 1966, o jornal A Gazeta Esportiva estampou em sua capa a seguinte manchete: "Voces vão ver como é Ditão, Nair e Mané" em alusão à música que o sambista Jackson do Pandeiro fez em homenagem à Seleção Brasileira de 1962 "Vocês vão ver como é, Didi, Garrincha e Pelé..."
O Timão estrearia contra o Vasco da Gama pelo Torneio Rio-São Paulo, com seus 3 reforços : O zagueiro Ditão e o volante Nair, ambos vindos da Portuguesa de Desportos, e o ponteiro Garrincha.
Rapidamente, a imprensa paulista tratou de criar um apelido para o novo elenco de peso que o Corinthians
estava formando: TIMÃO
Nessa temporada, o time dividiu o Título do Rio-São Paulo, e foi vice no Paulistão.
o Apelido porém perdura até os dias de hoje.
(O TIMÂO segundo a imprensa da época- Em pé: Jair Marinho, Dino Sani, Galhardo, Ditão, Édson e Heitor. Agachados: Garrincha, Nair, Flávio, Tales e Gilson Porto.)





(Jair Marinho, Édson, Galhardo, Ditão, Dino Sani e Heitor.Agachados: Garrincha, Nair, Fkávio, Tales e Gilson Porto)


No final do mes de maio, o Timão disputa a Copa cidade de Torino, e vence com vitórias sobre a Internazionale (Itália) por 3 x 1, e sobre o Español (Espanha) nos penaltis 4 x 3, após empate po 1 x 1 no tempo normal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.