terça-feira, 12 de junho de 2012

CRAQUES DO PASSADO - EDUARDO NEVES DE CASTRO

O carioca Eduardo Neves de Castro começou sua carreira no América (RJ). No time carioca o ponta-esquerda formou uma famosa ala esquerda ao lado do atacante Edu Antunes, irmão do craque flamenguista Zico.
Sua performance chamou a atenção da diretoria corinthiana, que acabou indo busca-lo em 1968.
Sua estréia no Timão foi em 14 de janeiro contra a Seleção do Maranhão na capital maranhense São Luís. Eduardo entrou no segundo tempo substituindo a Gílson Porto.
Apesar da concorrência de Gílson Porto, Eduardo não demorou muito para ganhar a posição de titular da equipe.
Ainda em junho de 1968 é convocado pela primeira vez para atuar pela Seleção Brasileira contra a Polônia em partida amistosa realizada na cidade polonesa de Varsóvia.
Ao todo foram 7 jogos pela camisa canarinho, e 1 gol assinalado.



Em 1969 o Timão que não vencia um Paulistão há 14 anos, liderava a competição com folgas, até o dia 28 de abril de 1969, quando um acidente automobilístico próximo ao Parque São Jorge, na Marginal do Rio Tietê, ceifou a vida da jovem promessa de 24 anos, e a do também promissor lateral-direito Lidu de 22 anos .
Notícias da época relatam que o jogador Lidú, era o condutor do veículo, e que ao perder o controle do carro, acabou batendo violentamente contra a pilastra de sustentação da Ponte da Vila Maria.

(O Fusca onde os 2 jogadores estavam)

Essa tragédia abalou completamente a equipe, que perdeu de uma hora para outra duas importantes peças. A Diretoria corinthiana até tentou junto a Federação Paulista inscrever dois novos jogadores para compor o time, e assim tentar manter o ótimo desempenho até então. Todas as equipes que participavam do campeonato, sensibilizadas com a tragédia concordaram com o pedido do clube feito à Federação, a excessão do Palmeiras que foi contra. Como a decisão tinha que ser unânime, o Corinthians não pode inscrever novos jogadores. Essa atitude da Diretoria Palmeirense fez a Fiel torcida apelida-los de "Porco", apelido esse assumido pelos torcedores palmeirenses apenas em outubro de 1986.
Eduardo em sua breve passagem pelo Corinthians disputou 71 partidas e marcou 14 gols.



                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GRANDES ÍDOLOS - FREDDY RINCÓN

 Astro da seleção Colombiana que disputou as Copas do Mundo de 90 e 94, Rincón chegou ao Corinthians em setembro de 1997. Sua estreia foi no...