O jogo de botões foi uma brincadeira muito presente na minha infância/adolescência nos anos 70.
O nome Jogo de botões é devido, em seu primórdio, a utilização de botões de roupas diversos para a pratica . Numa analogia direta ao Futebol , esporte mais popular do mundo, e seus esquemas táticos utilizados na época, os praticantes começaram a posicionar os botões no "campo" de acordo com o tamanho sendo os maiores identificados como zagueiros, e os menores como atacantes, surgindo então o Futebol de Botões.
Qualquer superfície plana e lisa, onde os mesmo pudessem deslizar eram utilizadas para a prazerosa brincadeira, mesas de jantar, pisos azulejados, e até aqueles pisos vermelhóes. Bastava um giz para demarcar o campo que a brincadeira estava armada. Lembro-me também das lentes de relógios que eram utilizados para jogar e muito cobiçadas, pois podiam ser lixadas e moldadas ao gosto do jogador.
Com o passar do tempo, a industria de brinquedos começou a fabrica-los em escala comercial. Meu primeiro jogo foi um de acrílico com o time do corinthians dos anos 70.
(anos 70)
(anos 70)
Lembro também daquelas caixinhas da Estrela (Azes da pelota), Futebol Miniatura da Santa Maria, e o Bolagol que eram bem baratinhos, vendidos em todas as lojas de brinquedo da época.
Outra lembrança eram as fotos dos jogadores e distintivos impressos, publicadas no formato próprio para serem coladas nos botões. Lembro-me os da Gulliver, da revista Placar, e do Futebol Cards.
Com o passar do tempo as industrias de brinquedo foram sofisticando seus lançamentos com botões maiores e de material bem leve.
Hoje a brincadeira virou esporte de alto rendimento reconhecido até pelo Ministério dos Esportes, e é chamada de Futebol de Mesa.
Abaixo algumas imagens de Jogos de Botões com jogadores do Timão da época que foram lançados e algumas mais recentes comemorativas.
(Torneio Robertão 1967)
(Torneio Robertão 1969)
(Da Estrela anos 70)
(Onze de Ouro anos 60)
(2008)
(Diversos)
(Centenário 2011)
(Torneio Robertão 1969)
(Da Estrela anos 70)
(Onze de Ouro anos 60)
(2008)
(Diversos)
(Centenário 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.