terça-feira, 26 de outubro de 2010

GRANDES ÍDOLOS - JOSÉ CASTELLI " RATO"

De sua pequena estatura, e agilidade lhe rendeu o apelido de Rato. De sua habilidade com a bola, e facilidade no driblar, recebeu a alcunha de "Rei do drible".
José Castelli, o Rato, começou bem cedo no Timão. Em 1919, aos 15 anos, já jogava no segundo quadro do clube, onde era chamado de ratinho. Sua estréia no quadro principal foi em outubro de 1921, na goleada de 5 x 1 sobre o combinado Portuguesa/Mackenzie em jogo válido pelo Paulista daquele ano.
Em 1927 passou a ter mais destaque na equipe, e com a chegada do ponta-esquerda DeMaria, formou uma ala esquerda infernal, que viria a conquistar o tricampeonato paulista de 1928/29/30.
Em 1931, durante o Campeonato Paulista, Rato se junta a Del Debbio, Filó e De Maria, e vai para o time da Lazio da Itália, desestruturando completamente a equipe.
No final 1933, retorna da Itália para tentar ajudar o Timão a debelar a pior crise da história do clube.
Em 1937, após 208 jogos, e 69 gols marcados, Rato se despede do Corinthians, indo para a Portuguesa Santista onde acabou encerrando a carreira como jogador.
Em 1942 voltou ao Corinthians, agora como treinador para assumir a vaga deixada por outro grande ídolo corinthiano, Armando Del Débbio.
Rato, que adorava trabalhar com a garotada do terrão, vire e mexe, era sempre chamado para tapar o buraco deixado por técnicos demitidos. A excessão se deu no período entre 1951 a 1954, quando comandou um dos times mais vencedores da história do clube.
Come técnico foi bicampeão paulista de 1951/52, e Campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1953.
Sob seu comando, dirigiu o Timão em 263 oportunidades.
De suas famosas peneiras, sairam craques como Cabeção, Roberto Belangero, Luizinho, Rivellino, Nei, Luis Carlos Gualter, Idário etc.
Ao todo, foram 9 títulos conquistados para o Corinthians. 6 como jogador e 3 como técnico.
José Castelli faleceu em setembro de 1984 em São Paulo.


(Ao lado de De Maria)

(Campeão Paulista de 1951 como Técnico)

(Ao lado de Neco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.