Del Debbio nasceu em Santos na Ponta da Praia. Ainda jovem, mudou-se para São Paulo com a família. Quando estava no Colégio Coração de Jesus, participava das pelada que eram organizadas no pátio da escola, atuando como ponteiro direito. Como jogava um bolão, foi convidado a defender o São Bento da Vila Mariana, e foi lá que o pai do veterano Aparício o convidou a treinar no infantil do Corinthians, cujo campo era na Ponte Grande junto ao Tiête.
Como sua família era toda palestrina, a notícia de que estava treinando no Corinthians caiu como uma bomba. Seu pai, o velho Angelo, não se conformava com seu filho vestindo a camisa do arquirrival. Com 17 anos de idade, Del Debbio foi promovido ao 2º quadro onde fez apenas 2 jogos. Em 1922 estreou no time principal num dificílimo jogo contra o "bicho papão" da época, o Paulistano de Netinho, Formiga, Clodoaldo, Barthô e Friedreich. E coube a Del Debbio marca-lo. Resultado: 2 x 0 para o Timão
Ao lado do Goleiro Tuffy, e do zagueiro Grané, Armando Del Debbio formou o mais famoso trio final da história do Timão. Dele se dizia que jamais jogou mal uma partida. 2 vezes Tricampeão Paulista (1922,1923,1924,1928,1929 e 1930) Em 1931 Del Debbio foi defender a Lázio. Em 1935 quando retornou ao Brasil ficou uns tempos parado. De volta, jogou 4 das 14 partidas que deram ao Timão o primeiro título da era profissional em 1937. Em 1939, já como técnico do Timão, DelDebbio teve que voltar a campo como jogador em uma partida pelo Campeonato Paulista contra o Ypiranga, sendo considerado por isso, Campeão Paulista de 1939. Como jogador, é o recordista de títulos paulistas pelo timão - 8 vezes. Como Técnico, é ao lado de Guido Giacominelli também o maior vencedor de Campeonatos Paulistas - 3 vezes . Faleceu em São Paulo no dia 8 de maio de 1984.
(Grané, Tuffy e Del Debbio)
(Del Debbio, Zé Maria e Carbone)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.